sábado, 12 de fevereiro de 2011

É preciso ter coragem!

Provérbios 29:2
"O justo é intrépido como o leão."
Tomás de Aquino dizia que a coragem seria um dom do Espírito Santo. Coragem é autoafirmação, a despeito de, daquilo ou de quem tente impedir o eu de se afirmar. Do que você tem medo? Saltar de paraquedas? Enfrentar um touro? Nadar num rio com crocodilos? Mark Twain disse: “coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo”. É preciso ter coragem! Coragem para agir, para lutar. 

Para entrar em ação. O que distingue um homem dos demais não é a sua força, sabedoria, beleza ou estatura. O que faz a diferença na vida de alguém é a sua bravura, intrepidez, ousadia. 


Veja a história de Davi e Golias. O menino de Belém se alistou para uma tarefa que ninguém mais queria: lutar contra um gigante. Enquanto todos assistiam, ele entrou em cena. Enquanto todos temiam, ele correu para a batalha. Enquanto todos estavam intimidados, ele se deixou mover por um impulso interior, um ardor, um zelo, uma ira, um movimento em direção ao choque, ao confronto, ao embate. Hoje existe muita gente amedrontada dizendo estar calculando os riscos. Nosso medo muitas vezes se disfarça de cautela, prudência, na tentativa da autopreservação. Davi encarou o inimigo. Os riscos eram altíssimos, as possibilidades eram pequenas, as chances limitadas, mas havia um ingrediente a mais, um elemento a ser considerado, um componente a ser levado em conta, uma variável a mais naquela equação. E ele sabia disso. Ele contava com isso. 



A batalha se travava no Vale de Elá, o Vale da Sombra da Morte. mas Davi podia passar por ele, ele conhecia a variável, aquele elemento a mais, o ingrediente que faz com que todas as improbabilidades se dobrem e as tendências se inclinem. Ele sabia que as maiores oportunidades da vida estão cercadas de tensão, riscos e desafios e que quando o prêmio é alto, há muitos apostadores na mesa. Que os maiores tesouros estão guardados detrás de portas de aço. Davi sabia que ter coragem lhe colocava em vantagem e com a ajuda de Deus o final não poderia ser diferente. 

Goethe

"Seja ousado e forças poderosas te seguirão."

  livro "Promessas Nossas de Cada Dia" do pastor JB Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário